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Vai realizar uma compra pela internet? Confira nossas dicas para não ter problemas

A facilidade de realizar uma compra pela internet, com ofertas cada vez mais atraentes, pode causar uma série de frustrações para o consumidor caso algumas cautelas não sejam tomadas. Por isso listamos alguns dos cuidados necessários na hora de adquirir um produto e/ou serviço pela internet.

Começamos lembrando que recomenda-se que o consumidor estabeleça anteriormente um diálogo com o fornecedor/vendedor na hipótese de ocorrer algum problema (atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc.) para que saiba efetivamente como e quais serão os procedimentos a serem adotados. E, se o fornecedor sequer responder sua solicitação, atenção! Este é um alerta vermelho para qualquer contratação.

Abaixo segue os principais cuidados que devemos adotar antes de efetuar as compras:

  • Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;
  • Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas;
  • Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;
  • Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;
  • Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;
  • Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, etc;
  • Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
  • Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
  • Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br;
  • Exigir Nota Fiscal;
  • Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.

Esses cuidados ajudarão a evitar experiências frustradas onde em algumas situações não é possível sequer localizar o endereço do fornecedor/vendedor para se valer do seu direito através de eventual notificação. Adotando essas medidas no momento da compra, certamente aumentará as chances de o consumidor conseguir realizar a troca ou até mesmo a devolução da quantia paga caso ocorra algum problema com o fornecedor/vendedor.

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